Usar um fórum

Um Fórum é uma ferramenta de comunicação na plataforma EaD que ao contrário do chat, não precisa de ter todos os seus participantes presentes ao mesmo tempo a ler e escrever mensagens.

O Fórum está organizado em tópicos, e dentro de cada tópico existem várias mensagens. Deves respeitar sempre que possível a organização de tópicos e mensagens estabelecida pelo teu professor e tutor (p.e. não deves abrir um tópico sobre uma dúvida no fórum de avisos e notícias, mas sim no fórum da actividade onde tiveste dúvidas ou no fórum geral).

Os fóruns são geralmente públicos, ou seja, todos os participantes podem ler o que os restantes escrevem, excepto em alguns casos específicos em que os participantes só podem ler as restantes mensagens depois de submeterem uma mensagem ou apenas o professor pode ver as suas mensagens. Na tua página de tutoria, por exemplo, existe um fórum com o teu nome onde poderás comunicar de forma privada com o teu tutor, e onde mais nenhum participante pode participar ou ver as mensagens.

Os fóruns servem para partilharmos ideias, conhecimentos e opiniões, submeter trabalhos, colocar dúvidas, justificar faltas, receber avisos e notícias, entre outras coisas.

Criar um novo tópico

Os tópicos são uma espécie de tema de conversa dentro de um fórum. Deves usar os já existentes se a tua mensagem estiver relacionada com esse tema, ou abrir novos caso te seja pedido ou consideres que deves abrir um novo tópico.

Para criar um novo tópico, deves primeiro entrar num fórum na página de disciplina ou tutoria:

Entrar no fórum

Depois, clica no botão Criar um novo tópico:

Criar um novo tópico

Deves depois definir o assunto do teu tópico e escrever a mensagem no formulário apresentado:

Assunto e mensagem

Anexar ficheiros e Enviar a tua mensagem

Podes anexar ficheiros de vários tipos à tua mensagem (ficheiros de texto, apresentações, folhas de cálculo, imagens, ficheiros áudio, vídeo, etc.) arrastando-os do teu computador para a área de envio de ficheiros e no final, enviar a tua mensagem para o fórum clicando no botão Submeter ao fórum:

Anexar e submeter ao fórum

Responder a uma mensagem

Para responder a uma mensagem, deves primeiro entrar num fórum e de seguida num tópico (atenção, existem fóruns que têm apenas um tópico e portanto quando entras nestes, só vês uma página de mensagens):

Entrar em tópico

Depois, podes responder às mensagens que te são dirigidas ou responder a outros participantes quando lhes quiseres dirigir a palavra.

Responder a mensagem

Nas tuas respostas, deves cumprir as seguintes regras:

  1. Usar sempre a netiqueta
  2. Clica no link Responder na mensagem específica à qual pretendes responder

Desta forma, torna-se mais fácil para todos acompanhar as conversas no fórum, uma vez que ficam todas encadeadas, com as respostas um pouco avançadas à direita.

Para começares a tua mensagem no fórum, deverás utilizar sempre maiúsculas. Antes de enviar a mensagem, é muito importante que releias e melhores a tua intervenção. Poderás utilizar as seguintes expressões, consoante a tua intenção:

Dar opinião: 

"Acho que...”, "Penso que...”, "Considero que...”, "Na minha opinião...”, "Segundo julgo...”,

Explicar: 

"isto é...”, "ou seja...”, "isto significa que...”,...

Exemplificar: 

"Para dar um exemplo...”, "Para exemplificar...”,...

Pedir esclarecimentos:

"Podia(s) explicar melhor...?”, "O que significa...?”, "O que quer(es) dizer com...?”,...

Afirmar e /ou concordar: 

"sem dúvida”, "certamente, estou de acordo”,...

Protestar e/ou discordar:

"De modo algum...”, "Não se trata disso...”, "Não concordo...”, ...

Manter e/ou recuperar a palavra: 

"Gostaria de acrescentar...”, "Além disso...”, "Como dizia...”, ...

Concluir uma intervenção: 

"Para terminar...”, "Finalmente...”, "Em suma...”, "Resumindo...”, ...

Última alteração: Domingo, 21 Setembro 2014, 21:32