Fazer capturas de ecrã com o Jing

O Jing é um programa de captura de ecrã que nos permite gravar regiões do ecrã como uma imagem ou um vídeo (com narração através do microfone do nosso computador). Depois de o instalarmos e executarmos (é necessário criar uma conta para isso), podemos começar a usá-lo clicando num pequeno sol amarelo no topo do ecrã. 

Sol

Podemos mover este sol para qualquer limite do ecrã, bastando para isso clicar com o botão esquerdo do rato e arrastá-lo para o local desejado.

Imagem

Para fazermos uma captura de ecrã como imagem, a primeira coisa a fazer é clicar no botão mais acima com uma mira (depois de colocar o ponteiro do rato sobre o sol) e selecionar a região ou janela do ecrã que queremos capturar. Depois de fazermos isto, na parte de baixo da moldura à volta da área seleccionada aparece um menu com vários botões, e só temos de clicar no botão mais à esquerda, para Capturar imagem. 

Capturar

Os restantes são, da esquerda para a direita, Capturar Vídeo, Repetir a selecção da região do ecrã e Cancelar.

Depois de clicarmos no botão Capturar imagem, temos a hipótese de comentar a região do ecrã capturada com um conjunto de ferramentas, como setas, caixas de texto, caixas ou sublinhados. 

Comentar e gravar

Depois de seleccionar e comentar a região do ecrã pretendida, podemos gravar a imagem no nosso computador clicando no botão Gravar (o segundo a contar da esquerda) nas opções de publicação sob a área capturada. A imagem é gravada no formato PNG, um formato de imagem adequado para a web.

Vídeo

Para capturar um vídeo do ecrã, temos primeiro de verificar se temos um microfone a funcionar no computador. Depois disso, passando o rato sobre o sol e clicando no botão mais acima com uma mira, e selecionar a região ou janela do ecrã que queremos capturar. Depois de fazermos isto, na parte de baixo da moldura à volta da área seleccionada aparece um menu com vários botões, e só temos de clicar no segundo botão mais à esquerda, para Capturar vídeo.

Gravar vídeo

Começa uma contagem decrescente a partir do 3 e quando terminar, começa a gravação. Agora, tudo o que fizermos no ecrã e dissermos pelo microfone fica gravado. Para parar, temos tanto o botão Parar como Pausar. No final, à semelhança da imagem, gravamos o vídeo no nosso computador. O vídeo é gravado no formato SWF, um formato flash que para ser aberto tem de ser arrastado para uma janela do navegador de internet (não basta clicar nele para o abrir).

Atenção, o Jing só permite fazer vídeos de 5 minutos no máximo.

Enviar a captura de ecrã para a plataforma

Para adicionarmos esta imagem ou vídeo à plataforma EaD, só temos de arrastá-la do nosso navegador de ficheiros para uma área activa de envio de ficheiros (num fórum ou num trabalho), como esta:

Enviar ficheiros

Depois de enviarmos o ficheiro e gravarmos a nossa contribuição, a imagem ou vídeo irão aparecer automaticamente na plataforma. 

Nota: se a imagem da região do ecrã capturada for muito grande, podem haver problemas de visualização na plataforma. Vamos aprender mais tarde com redimensioná-las.

Última alteração: Domingo, 21 Setembro 2014, 20:13